O QUE É CHEERLEADING
Em sua essência, o Cheerleading é um esporte único, independente, com suas próprias habilidades técnicas, história e cultura específicas derivadas de mais de 100 anos de desempenho em eventos esportivos. Ele exige a performance de uma grande variedade de habilidades, dentre elas pirâmides humanas, elevações, arremessos, saltos, acrobacias de solo e dança em uma rotina de aproximadamente 2:30 com acompanhamento musical.
Por ser um esporte performático, as competições de Cheerleading funcionam de maneira semelhante às competições de Ginástica Artística. As equipes executam uma rotina com uma determinada coreografia e dificuldade e os jurados lhes atribuem uma nota de execução, performance e dificuldade. Essa nota é comparada com as notas das outras equipes e a equipe vencedora é aquela com o maior somatório das notas.
Além de ser reconhecido internacionalmente pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o Cheerleading é um dos esportes que mais cresce atualmente no Brasil. A idade de participação no Cheerleading varia entre 4 e 60+ anos de idade e o esporte recebe atletas de todos os tipos de corpos e gêneros (homens, mulheres, pessoas trans, pessoas baixas, pessoas altas, pessoas gordas, pessoas magras etc.).
Seguindo com o desenvolvimento do esporte, a União Internacional de Cheerleading expandiu o Cheerleading para incluir as divisões Special Abilities para atletas com deficiência intelectual, ParaCheer para atletas com deficiência física e introduziu as divisões Masters que recebem atletas de todas as idades, confirmando o Cheerleading como um verdadeiro esporte de estilo de vida — não apenas para competição, mas também para recreação.

O início do esporte Cheerleading é tradicionalmente definido a partir de uma época em que estudantes universitários e professores dos EUA, em seus respectivos eventos esportivos universitários, lideraram e divertiram suas multidões com cantos e gritos de guerra, começando no final do século XIX.
Quando a turma da Ivy League Princeton University de 1882 se formou, Thomas Peebles mudou-se para Minnesota em 1884 e transplantou a ideia de multidões organizadas torcendo em jogos de futebol americano para a Universidade de Minnesota. Em 1898, Johnny Campbell liderou a torcida — tornando-se o primeiro cheerleader da história.
O ESPORTE CHEERLEADING NASCEU!














💛 O FUTURO É AGORA!
O Cheerleading continua a escrever sua história com garra, paixão e união. Seja no Brasil ou ao redor do mundo, essa jornada é feita por atletas que desafiam os limites todos os dias — com coragem, técnica e coração.
Junte-se a esse movimento, celebre cada conquista e faça parte da nova geração que transforma o esporte e inspira o mundo.
✨ QUERO FAZER PARTE

